Fazer Hidromel em Casa!

A Pompeia Hidromeis de Curitiba apresenta este vídeo produzido por Luis Felipe de Moraes sobre o básico sobre como produzir seu próprio hidromel em casa!!! Saúde a todos.



Categorias:Vídeos

Tags:, , , , , , ,

4 respostas

  1. Ola, Luis Felipe tudo bem ?
    Cara gostei bastante do seu blog e dos vídeos sobre Hidromel.

    Ai pra variar meio que no olhometro fui tentar fazer.

    Eu tinha um mel ( garrafa de agua de 500 ml com mel, que um amigo trouxe do ceara), dilui ele em agua mineral , deixei a levedura na agua hidratando ( usei fleshiman mesmo) e depois de misturar coloquei umas sementes de zimbro.
    Fiz o vedamento da tampa do galão da agua colocando uma mangueira e isolando ela com cola quente e com vela, assim que fechei logo já começou a fermentação, a mangueira que saia da tampa em outro recipiente com agua já começou a borbulhar, durante uma semana isto foi bem intenso, porem agora parou, não vejo mais borbulhas , minha duvida é :

    Este tempo de 1 semana esta certo ou tem algo errado ? e quanto e o tempo que fica em fermentação?

    Final do mês estarei passando por Curitiba pra ir pra Lages em Santa Catarina, onde consigo encontrar o seu hidromel ai em Curitiba, e quais os preços e tamanhos das garrafas ?

    Abraços

    Curtir

    • Boas Juliano,

      Obrigado pelo elogio ao Blog e aos vídeos.

      O tempo de fermentação varia de acordo com muitas variáveis, ex: gravidade do mosto, temperatura, cepa de levedura usada, nutrientes no mosto, oxigênio disponível na fase aeróbica, etc. Com tanta coisa influenciando é realmente difícil dizer qual o tempo exato que um mosto deveria levar para fermentar. E lembre-se que mesmo depois que as bolhas param ainda pode haver alguma atividade fermentativa, porém mais calma. Vá monitorando seu mosto e tire provas regularmente para analisar o mesmo.

      Quando aos meus hidromeis: Eu não os vendo em lojas, pois não tenho registro e neste momento estou sem em estoque devido a grande procura. Mês que vem terei novas levas sendo engarrafadas e mando um e-mail avisando todos os interessados além de postar no blog.

      Abraço,
      Luis Felipe – Meadmaker
      Pompeia Hidromeis

      Curtir

  2. Luis, tudo bem ?
    Revendo o video me surgiu mais uma duvida..
    Você utilizou o densimetro para verrificar a quantidade de solido no liquido, e isto vai te dar a graduação alcoolica do hidromel, baseado na contas conforme descrito.
    A minha duvida é:
    E pra se obter um hidromel , seco, suave ou doce, o que se deve fazer ? em qual etapa e feita esta escolha ou adição de que novos produtos ?
    Existe uma tabela de ” doçura ” pra se determinar seco, suave ou doce .. existe uma aparelho para tal classificação ?

    Valeu e abraços !!!

    Curtir

    • Olá Juliano,

      Para determinar a doçura do seu hidromel você pode agir de diferentes formas. Por exemplo para hidromeis secos, você deve verificar se a levedura tem capacidade para atenuar todo a gravidade do seu mosto. Para meio secos e secos você pode primeiro atenuar todo o mosto (fermentar até ficar seco) e depois adoçar com mel (garanta que as leveduras morreram) este processo é conhecido como Back Sweetening. Ou ainda preparar um mosto que a capacidade de álcool máximo da levedura usada não seja suficiente para acabar com todo o açúcar. Ex. Um mosto com gravidade suficiente para 16% de álcool e usar uma levedura com capacidade máxima de chegar a 14%, assim sobre açúcar naturalmente (meu método preferido).

      Sobre a tabela de doçura: Seco Gravidade 1005 ou menor, demi-sec gravidade 1005 a 1010, doce 1010 a 1025 e acima de 1025 entra uma categoria extra doce ou se for com teor alcoolico alto: SACK hidromel

      Abraço,
      Luis Felipe – Meadmaker
      Pompeia Hidromeis

      Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: